A palestra ministrada por Takeshi Ishii teve como tema central o GABA, um componente funcional. Durante a palestra foi mostrada uma tecnologia desenvolvida pela Satake para conseguir aproveitar o máximo possível do Gaba do grão de arroz. Foram pontuadas durante a palestra, a importância do Gaba, o gosto do componente, as propriedades e maneiras diferentes dele estar presente nos produtos.
De acordo com o palestrante, a Satake criou uma tecnologia para conseguir fazer com que o arroz tenha uma alta concentração de Gaba e que seja gostoso para comer. Foi desenvolvida também, a farinha do arroz de Gaba possibilitando que o gaba esteja presente em outros produtos, como o pão.
“Como o Gaba é solúvel em água, dependendo do processo da produção dele, acaba-se perdendo o, por que se dissolvendo na água. É um processo muito complexo que pode danificar o grão de arroz. Assim, a Satake conseguiu desenvolver uma tecnologia pensando em todo pontos negativos para se ter um produto de alta qualidade.”, explicou, Takeshi.
Durante a palestra foi apresentado um teste onde pegaram a farinha de arroz Gaba e produziram um pão para ver como o pão se comportaria. O público pode perceber que não a uma redução de Gaba mesmo utilizando ele para a produção do pão, não muda aparência nem sabor.
Para finalizar Takeshi falou sobre outra tecnologia ainda mais avançada que a Satake está desenvolvendo, com a previsão de conclusão para 2021. Em paralelo a isso a marca esta produzindo produtos que sejam livres de glúten e de alergênicos. A Satake está investindo na questão da saúde, ou seja, a pessoa pode comer o que gosta sem prejudicar sua saúde.